Nos idos do verão de 1950, recém 'inaugurada' a metade do século, um mocinho branco, cabeleira farta e olhos expressivos veio ao mundo por um genitora de 1,47 metro de altura, poucas letras e muita sabedoria.
A faxineira, que casou por não ter mais opção de vida aos 18 anos, trabalhava para comer e ajudar a sustentar o marido, biscateiro boêmio famoso na cidade, cujas chuteiras valiam ouro e cuja alegria e generosidade encantava a quem o conhecia.
No berço cheio de frestas, pouca fartura, mas muita alegria, nasceu Wilson José Borges de Assis, filho de Aristides Borges de Assis e Sueli Pereira Dias de Assis.
Os pais já haviam perdido três filhos, vítimas de doenças que hoje seriam facilmente curadas. Naturais de São Francisco de Paula e Taquara, respectivamente, ambos vieram morar em Caxias do Sul atraídos pelas oportunidades de trabalho e vida nova.
Os matutos de formação eram cheios de lições. Passaram ao pequeno 'Virso' o que de melhor haviam aprendido pelas estradas da vida. Aos oito anos, recebeu uma companhia inesperada. A irmã Maria Cristina (Tina) nascera com saúde frágil, mas trazendo esperança e companhia ao pequeno garoto que sonhava com sanduíches de pão com mortadela e batida de banana.
O primo-irmão, Adenir Kaiser, companheiro de traquinagens e parceiro de sonhos, ganhara saúde e podia já correr com os cavalos 'emprestados' dos vizinhos pelos campos que ainda restavam na moderna Caxias.
Entre idas e vindas, galopes pelos Campos dos Bugres, lanches de 'bananas com mosquitinhos', alguns desmaios por frios, tamancos quebrados nas caminhadas para a escola e para o trabalho, leituras noturnas com lampiões e nariz enegrecido, costas doloridas pelas molas do sofá, e algumas faxinas em companhia da mãe Sueli, foi 'se criando' Wilson Assis, um dos sorrisos mais conhecidos de Caxias do Sul.
Vive la fête!
* este blog contará a história dessa importante personalidade caxiense em capítulos, com arquivos pessoais da família, democratizando histórias até hoje somente guardadas nas memórias dos mais velhos.

Nossa... que início bacana..
ResponderExcluirEsse blog vai dar o q falar ainda...